Formas Clínicas da Nova Patologia Mental

Em nome do Centro de Estudos Freudianos, gostaria de dar as boas vindas ao Dr. Charles Melman, a Telma Queiroz (nossa colega que fará o trabalho de tradução do seminário), e a todos que aqui estão presentes. Sejam todos muito bem vindos. Saibam que é uma alegria recebê¬-los. Quero dizer que nos sentimos muito honrados em receber o Dr.

Melman; desde já agradecemos por ter aceito o nosso convite e estar aqui hoje entre nós. Carles Melmann foi colaborador de Lacan e um dos principais dirigentes da École Freudienne de Paris, é fundador da Association Lacanienne lnternationale, tem numerosos trabalhos publicados, inclusive em português, alguns destes resultantes de conferências e cursos, como o que estará sendo lançado logo mais à noite, resultante do seminário realizado em Curitiba, em abril de 2002. O nome do Dr.

Melman está hoje identificado com o próprio avanço da Psicanálise. Através de uma elaboração extremamente articulada aos acontecimentos do nosso tempo, o Dr. Melman avalia as incidências da mutação cultural sobre o sujeito, discutindo seus efeitos, dentro de um permanente compromisso com a descoberta freudiana e lacacaniana. Passo, então, a palavra ao Dr. Melman. Mª Emilia de Carvalho Lapa.