Céfiso

Nesses trinta anos de existência do CENTRO DE ESTUDOS FREUDIANOS a revista CÉFISO, em sua décima sexta edição, "se apresenta por si mesma como marca impossível da escrita que nascida do zero, se contou n+ 1, dois, três... dezesseis, anunciando a continuidade na reiteração do significante.

Todos sabemos que, há mais de quarenta mil anos, o homem não só existia como pintava nas paredes das cavernas: touros e bisões, renas e cavalos. Estas figuras tinham um significado mágico como dizem os arqueólogos. Era a escrita pictográfica.

Com o tempo o homem foi descobrindo que ao desenhar o sol, por exemplo, podia estar representando o dia, a luz, ou até mesmo o calor. Este tipo de escrita chamada ideográfica já permitia contar uma pequena história ou enviar uma mensagem simples.

Os babilônios tiveram a primeira escrita bem codificada, passaram a fazer marcas calcadas na argila com um estilete de ponta triangular, a cunha. Cada conjunto de marcas significava uma palavra. Assim, esta escrita foi chamada de cuneiforme.

Os egípcios, por sua vez, criaram a escrita fonética que podia ser gravada na pedra, inventaram os hieróglifos e deixaram três mil anos de história documentados. Freud e Lacan retomam hieróglifos e fonemas à luz da psicanálise, seja como rebus na Interpretação dos Sonhos ou matema nas Fórmulas da Sexuação.

Com o vigor, a maturidade e a alegria dos seus trinta anos de existência, o CENTRO DE ESTUDOS FREUDIANOS, fundado em 1975, anunciava-se, inicialmente, através da escrita de INFORMATIVOS, transmudados, pouco tempo depois, para ENTRETEXTOS e, finalmente, em 1984, assumindo forma miticamente viva: CÉFISO – o Deus-Rio, filho de Oceano e Tetis e futuro pai de Narciso, banha desde sempre a antiga Grécia e empresta seu nome à revista do CEF, rio de escritos que bordejam equívocos e enigmas inconscientes, pontas do Real, restos que não puderam ser falados.

Os textos apresentados neste número, CÉFISO - 16, são um testemunho da produção, resto do não-dito, escrita-inscrição, realizada pelos participantes e analistas colaboradores em nossas Jornadas e Encontros Anuais. Enfim, a revista CÉFISO é rio que corre, serpenteia, fazendo paridade, entrelaço com a revista CONTEXTOS, em sua quarta edição, - GRUPO DE PSlCANALISE DE MACEIÓ.

Recife, 18 de julho de 2006 Amélia Medeiros Oliveira e Silva