A criança e o adolescente no século XXI

O Congresso Internacional de Psicanálise sobre ''A criança e o adolescente no século XXI - Desafios psicanalíticos, políticos e sociais" organizado pela Association Lacanienne Internationale, pelo Centro de Estudos Freudianos do Recife e pela Escola de Estudos Psicanalíticos, marcou o momento de um excepcional encontro em que não somente a teoria e a clínica psicanalítica atingiram o que se poderia considerar um "non plus ultrà', mas também onde a diversidade se vetoriali¬zou numa "transferência de trabalho" de grande fecundidade.

Vindos de lugares vários e de distintas culturas, estas colorações só fizeram dar mais brilho e expressivo calor as nossas intervenções. De pouco valeria nos termos reunido se não tivéssemos podido nos escutar uns aos outros numa atmosfera de agradável interlocução.

A publicação desses textos é urna tentativa de transmitir algo do que aí ocorreu no sentido do adágio latino "Verba volant, scripta manent", mas usando uma licença paremiológica para fazer uma inversão do provérbio, "Verba manent, scripta volant": as palavras lá permaneceram ou cada um guardou consigo. Os escritos que agora saem à lume, poderão não apenas ".'Dar e acompanhar os participantes, mas também atingir aqueles que aí não estiveram.

A conjunção da palavra e da escrita poderá minimizar o impossível da linguagem de tudo dizer, mesmo que a exuberância do significante produza urna verdadeira assintotia, que podemos nomear objeto a.

Ivan Corrêa
 
Recife, 18 de abril de 2009