"ADOLESCÊNCIA: O QUE ESTÁ CLÍNICA PODE ENSINAR AOS PSICANALISTAS"

“(...) se o Outro do lactende deve ser referido à Mãe e o Outro do édipo aos pais, o Outro do adolescente está imaginariamente ligado ao Outro sexo”

Jean – Jacques Rassial

O Adolescente e o Pisicanalista

Este grupo funciona na 2ª e 4ª segunda–feira, das 19:15h às 20:45h. no CEF – Recife, tendo como respondentes:  Josilene Xavier e Maria de Fátima Belo de Morais.

O grupo iniciou seus estudos em fevereiro deste ano com o texto de Jean Marie Forget – Os sintomas não são mais sintomas – pág 177 do livro A criança e o adolecente no século XXI  - Desafios psicanalíticos, políticos e sociais - Org. Centro de Estudos Freudianos do Recife.

Destacamos parte inicial deste texto: “ (...) O estado atual de permissividade que veicula o discurso social não sustenta para cada um os interditos interiores que impõe, para a vida social, diferir a busca de uma satisfação imediata e que ordenam o caráter inapreensível do objeto do desejo que nos anima. Bem ao contrario, a lógica atual do discurso social, até mesmo familiar, mantém a ilusão de que o objeto de satisfação seria direta e imediatamente acessível, quer seja pelo viés do consumo ou por aquele da tecnologia.”

O grupo segue seus estudos com a leitura do livro de Rassial – o Adolescente e o psicanalista – Na introdução o autor coloca:  (muito mais do que: “ o que é que a psicanálise nos ensina sobre a adolescencia,”  minha questão é: “Como os adolescentes me obrigam a interrogar minha relação com a psicanálise, atrapalham meu saber, quer seja teóricio ou prático?”)

É importante enfatizarmos que além dos textos e livros estudados o grupo também é enriquecido com discussões de fragmentos de alguns casos clinicos trazidos pelos componentes do grupo.

“(...) O adolescente é canhestro,  desajeitado, a ponto de ter medo de ser. Seu corpo se transformou, por uma parte, sexualizado; por outra parte, a mesma parte ...Entregue ao olhar. Ele se fixa, apoia-se sobre esteriótipos repetidos, ou ele se exibe em excesso desajeitadamente, às vezes até à violência, violência oferecida ao olhar como um humor que mascara o embaraço e vem soar falso...”

Jean – Louis  Chassaing

Texto Corpo e Linguagem – Livro Adolescente, Sexo e Morte – CMC Editora.