Eventos e Cursos

PSICANÁLISE E CINEMA

 

O CEF-Recife exibiu em 30 de maio de 2014 o filme
O Mercador de Veneza


o-mercadorSinopse e detalhes
Na cidade de Veneza, no século XVI, Bassanio (Joseph Fiennes) pede a Antonio (Jeremy Irons) o empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia (Lynn Collins), herdeira do rico Belmont. Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim ele recorre ao judeu Shylock (Al Pacino), que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antonio. O agiota impõe uma condição absurda: se o empréstimo não for pago em três meses, Antonio dará um pedaço de sua própria carne a Shylock. A notícia de que seus navios naufragaram deixa Antonio em uma situação complicada, com o caso sendo levado à corte para que se defina se a condição será mesmo executada.
 
Convidada para o debate:     Lúcia Queiroz - Psicanalista 

 

 

 

O CEF-Recife exibiu em 15 de agosto de 2014 o filme
Shine-Brilhante


Shine-BrilhanteSinopse e detalhes
Desconhecido chega em um bar em uma noite de muita chuva, logo demonstrando ser extremamente excêntrico e estar totalmente perdido. Assim, a dona do estabelecimento o leva para casa e neste momento é descortinado um flashback da vida do desconhecido, que desde criança já dava indícios de ser um brilhante pianista.

Dirigido por Scott Hicks

Elenco: Geoffrey Rush, Armin Mueller-               Stahl, John Gielgud

 

 

O CEF-Recife exibiu em 19 de setembro de 2014 o filme
A Caça

a-cacaA Caça é um filme dinamarquês de 2012, do gênero drama, dirigido por Thomas Vinterberg e estrelado por Mads Mikkelsen. O filme se ambienta numa cidadezinha dinamarquesa em vésperas de Natal.
Sinopse e detalhes
Lucas (Mads Mikkelsen) trabalha em uma creche. Boa praça e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo corre bem até que, um dia, a pequena Klara (Annika Wedderkopp), de apenas cinco anos, diz à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. Klara na verdade não tem noção do que está dizendo, apenas quer se vingar por se sentir rejeitada em uma paixão infantil que nutre por Lucas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem que haja algum tipo de comprovação, seja perseguido pelos habitantes da cidade em que vive.
Convidadas para o debate:

Josilene Xavier e Fátima Belo - Psicanalistas

 

article_separator